O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, que lidera a presente proposta, iniciou suas atividades em 2008 e passou a integrar em 2018 os Programas de Excelência no país, após ter obtido nota 6 na última avaliação quadrienal da CAPES. Na UFSCar, além do PPGPsi, participa da presente proposta o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial que também foi avaliado com nota 6, tendo sido o primeiro PPG em Educação Especial do país. Enquanto o PPGPsi comemora seus 10 anos de funcionamento em 2018, o PPGEES comemora 40 anos.
Os dois programas contam com diversos laboratórios que fornecem infraestrutura para pesquisa e ensino. Cada laboratório é coordenado por um pesquisador e pode acolher um ou mais professores e suas equipes de pesquisa, que incluem alunos e bolsistas de todos os níveis. Eles têm por objetivo criar um ambiente favorecedor para a consolidação e o fortalecimento de grupos de pesquisa dedicados à produção original de conhecimento científico e, ao mesmo tempo, oferecer a infraestrutura física e humana para a formação em pesquisa, tanto na graduação como na pós-graduação. Todos os laboratórios dispõem de rede para conexão de computadores via internet.
Em 2013, foi concluída a construção de um novo edifício, destinado exclusivamente a laboratórios, graças a financiamento obtido por docentes dos dois programas junto à FINEP (PROINFA 1/05 – 1133/06). Esta construção, denominada Edifício Carolina Bori e inaugurada no início de 2014, representou uma ampliação importante da área de alguns dos laboratórios e a complementação das áreas de outros, que passaram a ocupar os espaços liberados pelos laboratórios agora instalados no novo edifício. Uma nova ala do edifício encontra-se ainda em construção. O projeto prevê instalações multiusuários: uma oficina para edição de filmagens, salas especiais para experimentos com bebês e uma ampla sala de aula experimental.
As atividades principais dos dois programas vêm sendo desenvolvidas nas dependências do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar, especialmente aquelas do Departamento de Psicologia (DPsi), com as quais compartilha as condições de infraestrutura. As reuniões de CPG são realizadas atualmente em uma nova sala de reuniões do PPGPsi ou em um de dois auditórios do DPsi: no Auditório 1 (36 m2), que tem capacidade para 40 pessoas, data show, computador e ar condicionado; ou no Auditório da Educação Especial, com capacidade para 50 pessoas, data show e ar condicionado. Esses espaços podem ser utilizados para as reuniões dos convidados com grupos mais restritos de pesquisadores. Além do apoio de suas respectivas secretarias, os programas contam também com os seguintes espaços: o Auditório do CECH (prédio AT2), duas salas no prédio central do CECH (sala da Unidade Especial de Informação e Memória-UEIM e sala Paulo Freire), além do auditório de videoconferências do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais, todos equipados para videoconferência. Os dois programas contam também com o suporte de um Técnico em Informática, lotado no CECH.
De forma mais abrangente, os PPGs da UFSCar também recebem o apoio da Secretaria de Informática da UFSCar e da Secretaria de Relações Internacionais (SRInter). Entre outros objetivos, a SRInter atua em eventos de interesse no que se refere a questões de internacionalização da educação; na organização, acompanhamento e apoio a missões e visitas de representantes institucionais estrangeiros à UFSCar, bem como no apoio a missões e visitas de representantes da UFSCar a instituições acadêmicas estrangeiras.