Licenciada e Psicóloga pelo Curso de Psicologia da PUCCamp, é mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, doutorou-se em Psicologia (Psicologia Experimental), na Universidade de São Paulo e fez estágio de pós-doutorado no E.K. Shriver Center for Mental Retardation/UMASSMED.
Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Psicologia, CECH/UFSCar, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Coordena o Pró infância: II Programa de Promoção do Desenvolvimento. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino; associada plena da Sociedade Brasileira de Psicologia; sócia fundadora da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento e associada à ABPMC.
Realiza investigações dirigidas à população de crianças pequenas, com ou sem deficiência, nas áreas de Psicologia e Educação Especial, com destaque para os processos interativos educacionais; procedimentos de ensino da fala e de seus requisitos e processos básicos no desenvolvimento da função simbólica.