O Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e iniciou suas atividades em 2012. Desde então, o Instituto tem tido um crescimento exponencial, que vem sendo reconhecido por suas atividades de educação, análise científica, produção e disseminação de conhecimentos em saúde infantil.
O Centro de Ensino promove a capacitação de profissionais da saúde que atuam na Pediatria realizando simpósios, cursos e congressos; realiza a organização de cursos de pós-graduação e estágios; e dispõe de uma Plataforma de EAD (Ensino à Distância) para suporte de ensino e disseminação de conhecimentos em saúde infantil. Em 2017, o Instituto PENSI, através do Centro de Ensino, realizou 22 simpósios, reunindo 324 Palestrantes Nacionais e dois Internacionais, em 206 horas de aula e atividades práticas para um público de aproximadamente 1500 participantes. Foram realizadas 36 reuniões científicas de Aprimoramento Filosófico com 272 participações e 10 reuniões do Fórum de Bioética com 222 participações. Em parceria com o Hospital Infantil Sabará e outras 37 Instituições de Ensino Superior, 13 o Centro de Ensino recebeu 142 estagiários/residentes, sendo realizadas 15.215 horas de estágio.
O projeto “Impacto da creche sobre crianças em território vulnerável” em parceria com Fundação Tide Setubal (FTAS), beneficiou mais de 60 profissionais, impactando 675 crianças e suas famílias. O projeto de Telemedicina desenvolvido através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde, promove um conteúdo programático e de vídeo aulas da plataforma de ensino à distância, dirigido aos agentes comunitários e profissionais de saúde, para o diagnóstico precoce do câncer infantil em oito cidades do Estado do Amazonas.
O Centro de Pesquisa realiza pesquisa Institucional: clínica e epidemiológica no Hospital Infantil Sabará e no Instituto PENSI; parceria com Indústria Farmacêutica: pesquisa sobre eficácia e segurança de medicamentos pediátricos. Possui 5 núcleos de pesquisa em áreas estratégicas: Nutrição e Metabolismo sob a coordenação do Prof. Dr. Mauro Fisberg; Imunodeficiência sob a coordenação da Dra. Fátima Rodrigues Fernandes; Doenças Respiratórias e Alérgicas sob a coordenação da Dra. Fátima Rodrigues Fernandes e Dr. Gustavo Waldalsen e suporte científico do Prof. Dr. Dirce Solé da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Doenças Infecciosas e Imunização, sob a coordenação do Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Júnior e o núcleo de Neurodesenvolvimento e Primeira Infância, sob coordenação do Prof. Dr. Edson Amaro, e Prof. Dr. Lino de Macedo e Dra. Marcília Lima Martyn.
O projeto “Novos defeitos genético-moleculares relacionados a deficiência física, deficiência intelectual e transtornos do espectro autista associados a imunodeficiências congênitas”, desenvolvido através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da USP, tem como objetivo detectar precocemente por meio de um teste realizado na triagem neonatal, através de uma tecnologia diagnóstica inovadora no Brasil, pacientes portadores de síndromes genéticas que cursam com imunodeficiências primárias e podem estar associadas a deficiências intelectuais e/ou físicas.