Seu trabalho examina as implicações psicossociais e éticas dos avanços da biomedicina e da neurociência para jovens e famílias e reflete um compromisso de longa data de levar as experiências de primeira pessoa de crianças e jovens à avaliação ética, tomada de decisão clínica e formulação de políticas.
Ilina Singh é professora de Neurociência e Sociedade na Universidade de Oxford, onde realiza uma consulta conjunta entre o Departamento de Psiquiatria e a Faculdade de Filosofia (Centro de Oxford para Neuroética e Centro Uehiro).
Projetos recentes incluem o projeto ADHD VOICES (www.adhdvoices.com), Neuroenhancement Responsible Research and Innovation (www.nerri.eu); e o Urban Brain Project (www.urbanbrainlab.com). Em 2014, o professor Singh recebeu um prêmio Wellcome Trust Senior Investigator Award por um estudo intitulado “Tornar-se bom: intervenção precoce e desenvolvimento moral na psiquiatria infantil”.
Ilina contribuiu para vários grupos científicos e políticos, incluindo os Institutos Nacionais de Excelência Clínica do Reino Unido (NICE), os Institutos Nacionais de Saúde Mental dos EUA (NIMH) e o Nuffield Council on Bioethics. É co-presidente do Conselho Consultivo de Ética do projeto EU-AIMS sobre tratamentos para o autismo (www.eu-aims.eu) e consultor especialista do National Autism Project (www.nationalautismproject.org.uk).
Ilina publicou amplamente em revistas eminentes, incluindo Nature, Nature Reviews Neuroscience, Ciências Sociais e Medicina, e o American Journal of Bioethics. Ela é a principal editora de um novo volume: BioPrediction, Biomarkers e Bad Behavior: Scientific, Ethical e Legal Challenges, publicado pela Oxford University Press. Ela atuou como consultora do Conselho Nuffield de Bioética, NICE, NIMH e outras organizações. É co-editora da revista BioSocieties e do conselho editorial do American Journal of Bioethics-Neuroscience and Qualitative Psychology.