Cursou graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1973), mestrado (1977) e doutorado (1981) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado na University of Maryland Baltimore County (1984-1985) e no E.K. Shriver Center for Mental Retardation (1999).
Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia, membro do corpo editorial de Acta Comportamentalia, Journal of the Experimental Analysis of Behavior, International Journal of Educational Psychology, Psicologia: Reflexão e Crítica. Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (MCTI/CNPq//CAPES/ FAPs – Chamada 16/2014). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar.
Realiza investigações nas áreas de Psicologia e Educação Especial, com interesse em aprendizagem relacional, função simbólica, aquisição de leitura e escrita, análise e programação de condições de ensino, e compreensão auditiva por usuários de implante coclear.