Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004), com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université.de Mons-Hainaut (BE), em Estudos em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR) , em Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR), em Filosofia pela Université Paris VIII Saint- Dennis (FR); possui Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica da PUC-SP.
Atualmente é Professora Associada I, atuando em cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena o REDRES – Rede Resiliência: Observatório Internacional de Pesquisas em Resiliência. Sua experiência concentra-se nas áreas de Psicologia, Saúde Coletiva e Educação com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: resiliência e cultura; subjetividade e criação; a arte e o cuidar; relações transferenciais, saúde e educação.