Seus interesses de pesquisa estão centrados em uma variedade de problemas no desenvolvimento cognitivo, neurociência, incluindo: o desenvolvimento da percepção social; desenvolvimento trajetórias ao autismo; e os efeitos da adversidade precoce no cérebro e comportamental desenvolvimento.
Charles A. Nelson III, PhD, recebeu seu diploma de graduação da McGill Universidade, mestrados da Universidade de Wisconsin e seu doutorado em a Universidade do Kansas, todos em psicologia (com ênfase em desenvolvimento psicologia). Ele então recebeu uma bolsa de pós-doutorado NIH para treinar em eletrofisiologia da Universidade de Minnesota. Ele ocupou sua primeira posição no corpo docente na Universidade de Purdue, em seguida, mudou-se para a Universidade de Minnesota, onde ele permaneceu por 19 anos até sua mudança para Harvard em 2005.
Nelson atualmente Professor de Pediatria e Neurociência e Professor de Psicologia no Departamento de Psiquiatria da Harvard Medical School e Professor de Educação na Harvard Graduate School of Education. Ele também detém o Richard David Scott Chair em Pesquisa em Medicina de Desenvolvimento Pediátrico na Boston Children’s Hospital e é Diretor de Pesquisa na Divisão de Medicina do Desenvolvimento.
Ele presidiu a Fundação John D. e Catherine T. MacArthur Rede de Pesquisa sobre a Experiência Inicial e Desenvolvimento do Cérebro e serviu os painéis da Academia Nacional de Ciências (NAS) que escreveram De Neurônios a Bairros e, mais recentemente, novas direções em abuso infantil e negligência Pesquisa.
Entre suas muitas honras, ele recebeu o prêmio Leon Eisenberg da Harvard Medical School, um doutorado honorário da Universidade de Bucareste (Romênia), era um membro residente no Rockefeller Foundation Bellagio Center (Itália), foi eleito para a Academia Americana de Artes e Ciências, o Academia Nacional de Medicina, e recebeu o Prêmio Ruane para Criança e Pesquisa Psiquiátrica Adolescente do Cérebro & Pesquisa de Comportamento Fundação.